Prezado colega interessado no Aparelho da Fonação,


Este material didático integra o Projeto Homem Virtual e pretende através deste site mostrar a morfologia, fisiologia e a patologia do aparelho da fonação. Como você verá, trata-se de uma tecnologia que permite observar o aparelho da fonação de um modo tridimensional e dinâmico possibilitando compreender muito mais facilmente a complexidade da fonação.

 

Além da comunicação iconográfica do Homem Virtual, o site, contém sons, filmes, ilustrações diversas e textos. A morfologia e a fisiologia são abordadas simultaneamente, abrangem, basicamente, a laringe e o trato vocal permitindo observar os comandos superiores e a inervação dos principais músculos envolvidos na fonação, no movimento desses músculos, assim como dos articuladores (mandíbula, língua, lábios e palato mole). Desta forma, a articulação dos sons falados e cantados é ilustrada dinamicamente e com demonstração sonora de vogais, consoantes e alguns sons agudos e graves modulados. Pode-se dizer que o Homem Virtual fala e canta. A patologia limita-se a mostrar as afecções e doenças mais frequentes encontradas em fonoaudiologia e otorrinolaringologia. Além disso, os textos que acompanham a fonação do Homem Virtual são breves para que você possa se concentrar na imagem dinâmica.

 
Sua finalidade é oferecer uma explicação básica da morfologia, fisiologia e patologia da fonação e de modo algum pretendem uma abordagem exaustiva da matéria. Evidentemente, a narração pode ser desligada, principalmente para a utilização da iconografia como instrumento didático em sala de aula.
 
 
Assim, desejamos que esta ferramenta didática possa servir tanto a estudantes de graduação e pós-graduação como a professores envolvidos de uma maneira ou outra nos mecanismos da fonação e a todas as pessoas interessadas na produção da voz humana falada ou cantada e suas afecções e doenças mais frequentes, seja por estarem ligados ao assunto profissionalmente - fonoaudiólogos, professores de canto e médicos - seja por dependerem da voz para ganhar o pão de cada dia - professores, locutores, artistas de teatro, cantores e tantos outros.
ZR Mídia - Sites e Sistemas Online